Anísio Spínola Teixeira, nascido em Caetité, na Bahia, foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos.
Em um evento realizado nesta terça-feira (15), Dia dos Professores, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que oficializa Anísio Teixeira como patrono da escola pública brasileira.
Proposto pela deputada Alice Portugal, o Projeto de Lei visa homenagear um dos maiores educadores do país, responsável por idealizar transformações significativas na educação brasileira no século XX. Anísio Teixeira foi um grande defensor da democratização do ensino, promovendo a ideia de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.