A justiça da Bahia liberou José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como “Nanan Premiações”, e mais cinco pessoas que estavam detidas desde o dia 05 de setembro devido a operação ‘Falsas Promessas’. O influenciador e rifeiro esteve preso no Complexo Penitenciário Lemos Brito, em Salvador, e estará utilizando tornozeleira eletrônica.
A decisão foi assinada nesta terça-feira (29) pelo juiz Cidval Filho, que avaliou que “todos os representados, em algum grau, praticaram ao menos uma das fases da lavagem de dinheiro, seja colocação, ocultação e integração, pessoalmente ou por pessoa interposta”. No entanto, o magistrado explicou que o critério para manter a prisão ou soltura dos investigados foi a participação direta com o tráfico de drogas.
“Há ainda prova, ainda que incipiente, do envolvimento de parte dos representados com o tráfico de drogas. Contudo, mesmo com o deferimento de medidas cautelares de interceptação telefônica, busca e apreensão, sequestro e arresto, não há nos elementos robustos a configurar a existência de associação para o tráfico, organização criminosa ou financiamento para o tráfico quanto a todos os investigados, pelo que é imperiosa análises individuadas da atuação de cada um destes”, concluiu o magistrado. Nesse caso, ficou entendido que não há evidência de ligação direta com traficantes. Já Ramhon Dias de Jesus Vaz continuará preso.
Além de Ramhon, também continuarão presos Victor da Silva Moreira Paulo, Igor Carneiro Correia, Elaine Márcia Nascimento dos Santos, Paulo César Carvalho Nascimento, Gabriel de Amorim Fonseca, Julierme Inácio dos Santos, Michael Ribeiro da Silva, Marcelo Rodrigues Azevedo, Washington Luiz Pereira Netto, Wanderson David de Oliveira, David Mascarenhas Alves, Jorge Vinicius de Souza Santana Piano, Jefferson Perreira da Silva, Emanuele de Castro Souza, Cirio José Lourenço e Daniel Alves da Silva.
Ainda segundo informações divulgadas pelo Portal Casé, foram mantidas as medidas cautelares de Neide Naura Cedro de Souza, Jamile Nunes Santana, Gabriela da Silva Vale e Daiane Conceição da Silva Pinho. Foram revogadas as prisões de “Nanan”, Marcos David Nascimento, Flávio Andrade de Azevedo, João Nilton Laurentino, Joabe Vilas Boas e Josemário Aparecido Santos Lins.
Segundo o juiz, os seis permanecerão utilizando de tornozeleira eletrônica “pela necessidade de evitar fuga do país”. Por esse mesmo motivo, eles deverão entregar seus passaportes, bem como os seis também “não poderão deixar Salvador por um período superior a sete dias sem autorização deste juízo”.