Uma reportagem realizada e exibida pelo Jornal Nacional apontou que quase 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil em 2023, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Nesta terça-feira (22), em São Luís, uma força-tarefa composta por 80 policiais civis e delegados foi mobilizada. Desde setembro, a Polícia Civil já intimou cerca de 2 mil pessoas para devolverem celulares roubados ou furtados.
Os compradores desses aparelhos recuperados recebem uma mensagem no celular, convocando-os a comparecer ao mutirão. A mesma tecnologia usada no Piauí está em operação: um programa de computador analisa e organiza informações de boletins de ocorrência sobre furtos e roubos. Quando a vítima registra o boletim, o número de IMEI do aparelho é repassado para as operadoras.
Com ordem judicial, as operadoras são obrigadas a fornecer dados sobre as pessoas que ativaram novas linhas nos celulares roubados. A polícia, então, envia uma mensagem intimando esses usuários a se apresentarem.
Aqueles que devolvem os aparelhos recebem apenas um registro de devolução voluntária. A recomendação é ficar atento a ofertas muito vantajosas e exigir sempre a nota fiscal.
Na próxima etapa, a polícia iniciará a devolução dos celulares aos proprietários originais.