O diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Marcelo Lemos, noticiou que já foi definida a empresa que realizará a restauração da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Matriz), que há muito tempo está deteriorada e até sofreu em 2023 um incêndio.
A Igreja que foi construída em 1759 e inaugurada em 1801 é parte importante da história da cidade e também um patrimônio de todos.
A população local, principalmente a comunidade católica e os defensores e ativistas da preservação da história lamentavam tamanho descaso e abandono, mas felizmente uma excelente notícia chegou para alegrar e alimentar a fé, o IPAC, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, já informou a empresa que realizará o restauro, trata-se da Mehlen Construções Ltda.
A obra, com um orçamento de R$ 2.138.525,40 (dois milhões, cento e trinta e oito mil, quinhentos e vinte e cinco reais e quarenta centavos), tem como objetivo a recuperação estrutural da cobertura da igreja, com um prazo de execução de 12 meses. O financiamento do projeto conta com recursos do Estado e emendas parlamentares dos deputados federais Raimundo Costa e Alice Portugal.
Marcelo Lemos, diretor-geral do IPAC, comemorou a notícia em suas redes sociais, ressaltando o esforço coletivo para a realização da obra. “Hoje tivemos a importante notícia de que o IPAC contratou a empresa responsável pela reforma do telhado da Igreja da Matriz. Foi um grande esforço do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com o apoio dos deputados Alice Portugal, Raimundo Costa, Padre Marcos, Marcos Medrado e do prefeito eleito de Valença”, afirmou Lemos.
Que os anjos digam amém!