No dia 16 de dezembro de 2024, durante a premiação da London Academy of Chocolate Awards 2024 (@acadofchocolate), realizada em Londres, 398 barras de chocolate foram reconhecidas, sendo 42 delas brasileiras. Entre as premiadas, destaca-se a Tombador Cacau, uma empresa familiar localizada na cidade de Valença.
No total, a Bahia conquistou 15 medalhas. Entre os destaques, uma empresa de Valença trouxe para o município a medalha de prata.
A Bahia, maior produtora brasileira de amêndoas de cacau, foi o único estado a representar o país na premiação. Empresas exportadoras de chocolates finos do Sul da Bahia, integrantes do Consórcio Cabruca, foram reconhecidas em uma competição que avalia produtos de diversos países com critérios rigorosos, como sabor, textura e inovação. Considerada a principal premiação do setor no mundo, a Academy of Chocolate Awards reafirma a excelência do cacau baiano no cenário global.
Entre os destaques da premiação está a Tombador Cacau, empresa de Valença, que conquistou a medalha de prata com seu chocolate branco 35% combinado com maracujá. A criação, que harmoniza a doçura do chocolate branco com a acidez marcante da fruta tropical, foi desenvolvida por Júlia Vieira, estudante de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e chocolatier da marca.