Fundada no verão de 2014, a banda Anarcomangue é composta por músicos da cena alternativa do Baixo Sul da Bahia, vindos de grupos como Quilombra, U.T.I. e Os 4 Elementos. Dessa junção, nasceu um projeto autoral inovador, marcado por experimentações que mesclam elementos da cultura popular brasileira e baiana, como a Zambiapunga, manifestação cultural de trabalhadores rurais da região, que criam sons utilizando enxadas e búzios.
Embora o reggae seja o estilo principal da banda, sua música também é fortemente influenciada por ritmos característicos do Brasil, como o Maracatu. Inspirada pelo Manguebeat, ska e rock psicodélico, a Anarcomangue traz releituras ousadas de artistas como Chico Science & Nação Zumbi, The Jamaicans e Bob Marley.
Essa rica mistura de influências se reflete em suas performances vibrantes, que têm conquistado o público no Baixo Sul da Bahia. Desde o primeiro show, realizado na Mostra de Cultura do Baixo Sul em 2015, promovida pela Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia), a banda tem se apresentado frequentemente em cidades como Valença, Morro de São Paulo e Guaibim, além de algumas apresentações em Salvador. A Anarcomangue também foi beneficiada por editais culturais do Governo do Estado da Bahia.
Em 2016, o grupo lançou seu primeiro álbum autoral, uma homenagem à preservação dos manguezais, que são sua principal inspiração. O álbum celebra a biodiversidade desse ecossistema rico e, ao mesmo tempo, denuncia sua destruição pela ação humana. Recentemente, a banda lançou o EP “Ecos do Mangue”, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Edital Mãe Mira, da Secretaria Municipal de Cultura de Valença.
A música da Anarcomangue é uma fusão entre a filosofia pacifista do reggae e o rastafarianismo, temperada com a brasilidade do Maracatu e da Zambiapunga, revitalizada pelo Manguebeat. Com essa harmoniosa mistura de sons, a banda busca transmitir uma mensagem de paz, convivência e respeito entre os seres vivos, ao mesmo tempo em que protesta contra a destruição do planeta. A Anarcomangue canta sobre amor e resistência.
Confira uma das músicas do novo trabalho da banda:
FICHA TÉCNICA:
Voz – Marcelo Natureza
Guitarra 1 – Tasso Meneses
Guitarra 2 – Igor Chaves
Baixo- Genebaldo Cerqueira
Bateria – Daniel Ragoni
Teclados – Daniel Ragoni