Foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira (06) o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia após o encontro dos líderes dos blocos durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.
As tratativas, iniciadas em 1999 e suspensas após um acordo preliminar em 2019, foram retomadas recentemente a pedido da Comissão Europeia, responsável por definir a política comercial de toda a União Europeia.
Embora um entendimento inicial tenha sido firmado há cinco anos, o acordo permaneceu sem avanços devido à resistência de alguns países europeus. Entre eles, destaca-se a França, que se opõe à abertura de mercado que favoreça os concorrentes do Mercosul, agricultores italianos também criticaram o acordo.
“Concluímos as negociações para o acordo UE-Mercosul. Ele marca o começo de uma nova história. Agora iremos discutí-lo com os países da UE. Esse acordo funcionará para as pessoas e os negócios. Mais empregos, mais escolhas, prosperidade compartilhada”, disse Úrsula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.